peroxissomos
Os peroxissomos contêm enzimas digestivas e são formados por uma membrana lipoproteica, eles também possuem uma grande semelhança com os lisossomos, mas eles se diferenciam devido ao tanto de enzimas que cada um possui. Os peroxissomos contem enzimas que degradam aminoácidos e gorduras e possui também a enzima catalase, eles também possuem enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio formando os PERÓXIDOS, estão presentes em células eucariontes e em todos os tecidos, principalmente no fígado e rins.
OUTRAS FUNÇÕES DOS PEROXISSOMOS:
Metabolização do ácido úrico proveniente da degradação de purinas.
Desintoxicação (etanol) Além de constituírem matéria prima para a respiração celular cuja função é a obtenção de energia.
DOENÇAS HUMANAS POR DEFEITOS NOS PEROXISSOMOS
A síndrome cérebro-hepatorrenal: É um distúrbio hereditário raro, no qual aparecem diversos defeitos neurológicos, hepáticos e renais, que levam a morte muito cedo, geralmente na infância. Nessas doenças é visto que os peroxissomos nesses pacientes são vazios, constituídos somente por membranas, sem as enzimas normalmente localizadas no interior dessas organelas. Essas enzimas aparecem livres no citosol, no qual não podem funcionar normalmente. As células desses pacientes não perdem a capacidade de sintetizar as enzimas típicas dos peroxissomos, mas há a possibilidade de transferir para os peroxissomos as enzimas produzidas. A síndrome de Zellweger tem mutação de vários genes, todos codificadores de proteínas que participam do processo de importação de enzimas. Outras doenças hereditárias dos peroxissomos são decorrentes da falta de apenas uma enzima, ao contrario do que acontece na síndrome de Zellweger, a adrenoleucodistrofia é um exemplo de deficiência em apenas uma enzima dos peroxissomos, trata-se de uma mutação no cromossomo X.
Adrenoleucodisfrotia: é uma infermidade rara¸que promove uma alteração no metabolismo dos peroxissomos. Com