peroxidase
Toda enzima é uma proteína que é sintetizada numa célula viva, que tem a função de catalisar ou acelerar a reação. Neste estudo, apresentaremos a enzima peroxidase, atua como oxidorredutases que oxidam os substratos orgânicos, tendo como molécula aceitadora de elétrons H2O2, acelerando a velocidade desta reação de acordo com a temperatura. A peroxidase é uma das principais enzimas, responsável pela deterioração atuando na cor e qualidade nutricional, alterando o sabor dos produtos.
Objetivo:
Analisar o comportamento enzimático dos alimentos Maça
(Mallussp) e abobrinha (Cucurbita), em ambientes climáticos.
MATERIAIS E MÉTODOS Materiais:
- 2 maça, 2 abobrinha, prato e tecido filó.
Métodos:
- Os produtos foram adquiridos os frutos em um supermercado;
- ½ porção de maça e abobrinha foram cortados ao meio e cobertos, armazenado em temperatura ambiente;
- ½ porção de maça em ambiente refrigerado e a abobrinha exposto ao sol.
Todas as etapas foram analisadas após por 60 minutos do início do experimento, todo o processo foi registrado através de fotos. RESULTADOSE DISCUSSÕES:
DISCUSSÃO:
MAÇA – Por ser um fruto que produz gás de etileno em contato com gás carbônico, eles juntos atuam como catalisador facilitando a oxidação do fruto, alterando a massa , ph e o sabor.
ABROBRINHA – Se adapta facilmente a temperatura ambiente, tendo sua durabilidade longa, pois a temperatura ambiente a deixa fora de ocasionar oxidação, pois o ar não tem umidade, que possa ocasionar a oxidação.
DISCUSSÃO:
MAÇA – a durabilidade dela é maior, porém o que impacta no escurecimento é o golpe da faca ao cortar estragamos algumas células e a enzima que causa o escurecimento liberada.
DISCUSSÃO:
ABOBRINHA – Por estar em desacordo com o armazenamento ideal, está totalmente sensível ao gás carbônico, ocasionando o amarelamento e perda de massa ( murcha ).
CONCLUSÃO:
Uma das características da célula viva é a sua capacidade de permitir reações