Pernas nado borboleta
A natação é um esporte sempre recomendando para as pessoas, por trazer inúmeros benefícios tais como significativas melhorias aos aparelhos respiratório e cardíaco, fortalecimento muscular, menor impacto nas articulações do corpo etc.
No caso do nado estilo borboleta, podemos citar os movimentos das pernas como algo bastante importante, pois além da propulsão, também ajuda na sustentação do corpo no momento da respiração. Neste estilo o corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral. Toda a cabeça submersa (a não ser no momento da respiração) e queixo próximo ao peito (osso externo).
As pernas e os pés encontram-se para trás, nos movimentos descendentes e ligeiramente flexionados no movimento ascendente (até que os tornozelos atinjam o nível da água). O iniciante deve manter o quadril relaxado e concentrar a força no peito dos pés.
O estilo borboleta, também denominado golfinho, é uma modificação do estilo peito. Uma vez que nesse estilo houve falhas no regulamento que permitiram aos nadadores retirar os braços da água no momento da recuperação. Conseqüentemente as pernadas também se adaptaram para o estilo golfinho, ou seja, moviam-se simultaneamente e, destarte, surgiu o nado.
Afirma-se também que "esse estilo é o segundo mais veloz da natação, pois ele se assemelha ao estilo crawl, tanto no movimento da braçada quanto no da pernada.
2. MOVIMENTO DAS PERNAS
Os quadris, as pernas e os pés realizam movimentos ativos, mas não devem ficar tensos. Durante o movimento ativo dos quadris para cima (atrás em relação ao tronco) abaixo da pressão da águas nas pernas, o quadril mergulha e os ombros, para conservação do equilíbrio geral como contra peso, eleva-se.
As pernas e os pés movimentam-se para cima, ainda sem criar deslocamento. Este movimento de preparação é auxiliado pela pressão da água sobre as pernas.
[pic]
Na movimentação ativa dos quadris para baixo (para