nado borboleta
Para a maioria dos nadadores, o nado borboleta é o segundo mais rápido entre os de competição, os atletas perceberam que podiam nadar mais rápido, recuperando os braços acima, e não abaixo da água.
A técnica de borboleta é complexa e requer muito força, mas o ponto principal para um bom nado é conseguir boa coordenação de braços e pernas com a respiração.
O nado borboleta tem quatro pontos-chave: posição corporal, braçada, pernada e coordenação braço perna respiração.
(Feito Por: Leandro Okuda Técnico de natação master e proprietário da OST Assessoria Esportiva para o Site: http://www.speedo.com.br/blog/?p=2863)
2.História e Evolução
O nado borboleta é o mais novo dos nados, tendo sua primeira tentativa a partir da variação do nado peito em 1927, efetuada pelo nadador alemão Redemacher.
Surgindo a partir de imperfeições existentes nas regras da FINA, que não compilaram com precisão o nado peito.
Em 1933 foi atribuído ao estilo o nome “borboleta” e somente em 1953 foi que o nado borboleta dá inicio a sua trajetória na natação.
(Fonte: file:///C:/Documents%20and%20Settings/erica.dias/Meus%20documentos/Downloads/130-268-1-SM.pdf)
3.Posicionamento do Corpo
O posicionamento do corpo é na horizontal em decúbito ventral, durante o desenvolvimento do nado o corpo apresenta oscilações verticais. Durante o movimento o quadril deve deslocar-se para cima e para frente e o rosto se mantém o contato com a água.
(Fonte: file:///C:/Documents%20and%20Settings/erica.dias/Meus%20documentos/Downloads/130-268-1-SM.pdf)
4.Técnica da Braçada
Os braços realizam uma circundução ântero-posterior simultaneamente. Logo abaixo estão descritas as fases da braçada: Entrada: deve ser feita à frente da cabeça, entre alinha central e a linha da direção do ombro, os braços devem estar ligeiramente flexionados, com rotação medial, com os cotovelos um pouco acima das mãos de modo que as pontas dos dedos sejam a primeira parte a entrar na água. As mãos