NATAÇÃO
JHONY CARLOS NUNES
NADO CRAWL, NADO COSTAS, VIRADAS DE NADO CRAWL E COSTAS E SAÍDAS DOS NADOS CRAWL E COSTAS.
CASCAVEL – PARANÁ
2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE CASCAVEL – FACIAP
NADO PEITO, NADO BORBOLETA, VIRADAS DE NADO PEITO E BORBOLETA E SAÍDAS DOS NADOS PEITO E BORBOLETA.
A.T.P.S apresentada a Disciplina: natação, sob a supervisão do professor Fernando do Curso de Educação Física Bacharelado 8° Fase da Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (FACIAP), Anhanguera Educacional.
CASCAVEL – PARANÁ
2014
1.INTRODUÇÃO
O nado peito é realizado com o corpo em decúbito ventral, ou seja, na posição de bruços. A atividade movimenta os membros superiores, inferiores e trabalha as vias respiratórias, sendo considerado um exercício completo com inúmeros benefícios à saúde, tais como: aumento da flexibilidade, desenvolvimento da resistência muscular, cardiorrespiratória e força, sem causar impacto na musculatura ou articulações.
A movimentação de membros inferiores é feita de forma simultânea, em três fases: recuperação (partindo com as pernas estendidas, os joelhos são flexionados obtendo-se um pequeno afastamento lateral de joelhos), pernada (ocorre uma extensão com consequente afastamento lateral das pernas, com movimento semelhante à chicotada, levando-se os pés para trás) e fechamento (ocorre a união das pernas estendidas, voltando à posição inicial). A movimentação de membros superiores também é realizada de forma simultânea, sendo dividida em momento de ação e de recuperação.
O momento de ação passa pela fase de apoio (é obtida com os braços estendidos à frente do corpo em afastamento lateral mais que a largura dos ombros, com a palma da mão voltada para fora) e pela fase de tração (inicia-se com uma flexão de cotovelo a 90 graus