Permissões a usuários
Neste trabalho iremos falar brevemente sobre alguns tipos de permissões a usuários, seja por indivíduo ou por grupo. As permissões são normas de uso sobre alguns objetos de um computador ou de uma rede a fim de limitar ou liberar esses recursos para o usuário ou para o grupo. Elas são estabelecidas pelo administrador do computador ou da rede.
Citaremos aqui alguns destes recursos e usaremos como base o SO Windows, mais precisamente o Windows 7.
Permissões a usuários
O que são?
Como citado acima, permissões são regras pré-estabelecidas que limitam ou liberam alguns recursos de um computador ou uma rede, como pastas e arquivos por exemplo. Com estas permissões é possível controlar as contas de usuários, restringindo algumas e dando privilégios a outras.
Isso também é chamado de Controle de Contas de Usuários, que é um recurso do Windows que ajuda a impedir alterações não autorizadas no computador. Geralmente, quando um usuário não autorizado tenta realizar um processo, o computador pede uma senha, essa senha costuma ser a do Administrador do computador, pois somente a ele fica reservado o direito de alterar as permissões.
Algumas notificações aparecem durante o uso do computador quando tentamos realizar um processo indevido ou duvidoso. Vejamos alguns tipos:
Quando o Windows necessita de uma permissão para continuar
É quando um programa do Windows precisa da permissão do administrador para continuar, pois poderá ele interferir ou afetar outros usuários do computador.
Quando um programa precisa de uma permissão para continuar
Um programa qualquer que não pertence ao Windows necessita de uma permissão para se executar, pois é duvidoso ao SO. Neste caso deve-se verificar se realmente era este o programa que se pretendia executar.
Programa não identificado deseja ter acesso ao computador
É quando se executa um programa desconhecido, no qual pode ser um perigo ao computador ou não.