Gestao de redes
1) Set User ID ou seja SUID (apenas para o comando binários)
2) Set Group ID ou seja SGID (para binários de comandos e diretórios)
3) Fixo Bit (apenas para diretórios)
SUID (Set User ID) => Quando um bit SUID é definido em um comando, então, que o comando sempre executa com o ID do usuário de seu próprio dono do usuário (que o criou), em vez do usuário que está executando.
EXEMPLO: O binário do comando passwd tem permissão SUID definido sobre ele, é por isso que, quando os usuários unpriviledged executar este comando, ele sempre executa com o UID "root" e muda sua senha no arquivo / etc / shadow (que só é legível ou gravável pelo root).
Para definir SUID em um programa, execute: [Kh @ server ~] $ chmod u + s "/ path / to / comando / binário" SGID (Set Group ID) (em comando binário) => Quando a permissão SGID está definido em qualquer comando, esse comando é executado com o ID do grupo proprietário do binário em vez de GID do usuário que está executando-o do comando Group. Para definir SGID em um programa, execute: [Kh @ server ~] $ chmod g+ s "/ path / to / comando / binário" SGID (Set Group ID) (em diretórios) => Quando a permissão SGID é definido em um diretório, em seguida, todos os novos arquivos (futuro) criados sob o diretório terá o mesmo proprietário do grupo como o do diretório pai. Além disso subdiretórios (criados no futuro) também terá bit SGID sobre eles. Exemplo: Se colocarmos SGID em um diretório, por exemplo: em / tmp / teste com o proprietário do grupo como "john", agora se outro usuário "mike" cria qualquer arquivo no diretório / tmp / teste, em seguida, o proprietário do usuário deste arquivo será ser "mike", mas proprietário do grupo será "John" por causa de SGID no diretório