Comandos linux Usuários e permissoes
chmod – Altera as permissões de acesso de arquivos e diretórios, não alterando estes atributos de links simbólicos passados na linha de comando, mais sim as permissões dos arquivos aos quais eles se referem. Para maiores detalhes sobre o sistema de permissões de arquivos e diretórios no Linux aconselhamos este link aqui do Guia Foca GNU/Linux.
Leitura (r)
Escrita (w)
Execução (x)
Octal
Permissões
0
0
0
0
Nada
0
0
1
1
permissão de execução
0
1
0
2 permissão de gravação
0
1
1
3 permissão de gravação e execução
1
0
0
4 permissão de leitura
1
0
1
5 permissão de leitura e execução
1
1
0
6 permissão de leitura e gravação
1
1
1
7 soma de todas as permissões
chmod 744 file para alterar as permissões do arquivo “file” de modo ao Dono ter total permissão (leitura, execução e escrita) enquanto que os usuários pertencentes ao Grupo e os Outros terão permissão apenas de leitura.
chmod -R 744 temp/ para alterar as permissões de forma idêntica ao exemplo anterior, porém do sub-diretório /temp e todo seu conteúdo de forma recursiva.
Usuário useradd - Cria um novo usuário ou atualiza as informações padrão de um usuário no sistema Linux. O comando useradd cria uma entrada para o usuário no arquivo “/etc/passwd” com informações do seu login, UID (user identification), GID (group identification), shell e diretório pessoal, e a senha criptografada deste usuário é armazenada no arquivo “/etc/shadow”.
sudo useradd fulano para criar o novo usuário “fulano” no sistema, cujo diretório pessoal do mesmo será “/home/fulano”.
sudo useradd -d /home/outro_dir fulano para criar o novo usuário “fulano” no sistema, porém com seu diretório pessoal se localizando em “/home/outro_dir”.
sudo useradd -s /bin/sh fulano para criar o usuário “fulano” definindo seu shell como sendo o sh. O shell padrão do Ubuntu, assim como a maioria das outras distribuições é o bash. Com esta opção “-s” é possível criar um usuário sem que o mesmo possa ter acesso a nenhum shell do