PERMEABILIDADE SELETIVA DE MEMBRANAS
Atividade 1 - Efeito de solvente membrana:
1. O que se pode concluir quando se compara os resultados dos tubos 1 e 2?
R: Notamos que no tubo 1, a beterraba liberou pouca pigmentação vermelha. Já no tubo 2, foi liberada uma maior concentração de pigmento, deixando com uma tonalidade mais escura.
2. Como a acetona atuou sobre as células?
R: A acetona tem alta capacidade destrutiva das proteínas da membrana celular, com a destruição, a permeabilidade seletiva pode acabar.
Atividade 2 - Osmose em células animais:
1. Esquematize a forma das hemácias em todas as soluções em que foram expostas.
Hemácias em solução de NaCl 0,9%
Forma isotônica, pois as duas soluções exercem a mesma pressão osmótica.
Hemácias em solução de NaCl 1,5%
Forma hipertônica, pois possui uma maior concentração de solução. Perde agua por meio extra celular e murcha.
Hemácias em solução de NaCl 0,4%
Forma hipotônica, pois possui menor concentração de soluto. Ganha água, fica inchada, e se rompe, liberando hemoglobina.
2.Qual é a forma das hemácias em solução de NaCl a 0,9%?
R: Tem um formato de disco bicôncavo.
3.Quais foram as modificações observadas na forma das hemácias quando colocadas nas soluções de NaCl a 0,4% e 1,5%? Como estas modificações podem ser explicadas?
R: As modificações foram os tamanhos, a solução de NaCl 0,4% ficou maior e mais inchada, e a solução de NaCl 1,5% murchou. Podem ser explicadas da seguinte maneira. NaCl 0,4%: Há diferença de pressão osmótica entre os meios intra e extra celular. A medida que a célula absorve água, distende a membrana celular, que passa a oferecer resistência a entrada de água. Tornando a entrada e saída de água proporcionais. NaCl 1,5%: A membrana celular se retraí, não oferecendo resistência a entrada de água. Pelo contrário, auxilia. A célula esta murcha. Como a parede celular está retraída, exerce uma pressão no sentido de voltar à