Estudante
Um ácido nucléico tem a capacidade de guardar informações, de replicação, de gerar diversificação de atividades numa célula, de catalisar, de unir gerações pelo processo de hereditariedade e de dirigir a síntese de outras macromoléculas (proteínas).
A síntese proteica é um fenômeno relativamente rápido e muito complexo que ocorre em quase todos os organismos, e se desenvolve no interior das células. Este processo tem três fases: transcrição, Ativação e a tradução.
Membrana Plasmática
Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana plasmática, também chamada de membrana citoplasmática ou plasmalema.
Além de conter o citoplasma, essa membrana regula a entrada e saída de substâncias, permitindo que a célula mantenha uma composição química definida, diferente do meio extracelular.
Permeabilidade Seletiva
Permeabilidade seletiva é um processo fundamental para a manutenção de condições intracelulares adequadas para o funcionamento e, consequentemente, para a vida da célula. Atuando de maneira seletiva, determina quais são as substâncias que devem entrar e sair da célula. É evidente que a membrana celular deve permitir a entrada de substâncias responsáveis pelo crescimento, regeneração e pelas atividades vitais da célula, tambem regula a saída de substâncias através da secreção e da excreção. A passagem seletiva de substâncias, através da membrana, é feita por três processos: transporte passivo, transporte ativo e transporte em quantidade. Mas a parede celular pode também ter essa "permeabilidade seletiva ".
Organização Molecular da Membrana
Estudos bioquímicos revelaram que os componentes mais abundantes das membranas celulares são fosfolípidos e proteínas; por isso, costuma-se dizer que elas têm constituição lipoprotéica. Além desses componentes, as membranas das células animais também apresentam colesterol na sua constituição. Pesquisas