PERITONITE
Conceito:
A peritonite é uma inflamação do peritônio, a membrana fina que reveste a parede abdominal e cobre os órgãos internamente. A inflamação é causada por uma infecção bacteriana ou fúngica desta membrana. Existem dois tipos principais de peritonite. A peritonite primária é causada pela disseminação de uma infecção do sangue e da linfa no peritônio. Este tipo de peritonite é raro – menos de 1% dos casos de peritonite são primários. O tipo mais comum de peritonite, chamada de peritonite secundária, é causada quando a infecção entra no peritônio pelo trato gastrointestinal ou biliar. Ambos os casos de peritonite são muito graves e podem ser fatais se não tratadas rapidamente.
Sinais sintomas:
Inchaço e sensibilidade no abdômen, com dor.
Náuseas e vômitos
Perda de apetite
Diarreia
Excesso de sede
Incapacidade de evacuar ou de soltar gases
Fadiga.
Febre e calafrios
Limitação da saída de urina
Cuidados de enfermagem
Monitoração da pressão arterial
Avaliação continua da dor
Administrar a medicação prescrita conforme prescrição médica.
CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
Conceito:
Constipação para o paciente significa fezes excessivamente duras e pequenas, eliminadas infrequentemente ou sob excessivo esforço defecatório.
Sinais sintomas:
Menos de 3 eliminações intestinais por semana
Distensão abdominal
Dor e pressão ao defecar
Cefaleia
Indigestão
Sensação de evacuação incompleta
Cuidados de enfermagem:
Ressaltar a importância de responder a vontade de defecar
Evitar o uso prolongado e excessivo de laxantes
Estimular o paciente a ingerir alimentos ricos em fibras
APENDICITE
Conceito:
É uma inflamação do apêndice, um pequeno, dedo como um tubo que pende na parte inferior direita do intestino grosso. Não se sabe qual a finalidade da apêndice. Normalmente fica inflamada por causa de uma infecção ou obstrução do aparelho digestivo. Se não tratado, o apêndice infectado pode estourar e espalhar a infecção em toda a cavidade abdominal para a corrente sanguínea