Periodização do Treinamento - Arremesso de Peso
RICARDO DE CAMARGO
WILLIAN CÂMARA ALBERTO
PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO:
ARREMESSO DE PESO
UBERABA/MG
AGOSTO/2013
Todo atleta precisa ter habilidades bem desenvolvidas e um bom preparo físico para que seu desempenho seja satisfatório numa disputa desportiva. Durante o treinamento, o atleta deve preparar-se convenientemente esforçando-se ao máximo na execução dos exercícios físicos e aprimorando-se nas habilidades.
O aprimoramento físico e técnico só são obtidos quando o atleta tem consciência de sua necessidade. Ao treinar, ele deve observar os movimentos em suas minúcias, procurando superar-se através dos erros e acertos, até executá-los perfeitamente. Durante o treinamento, a equipe ou o atleta precisam fazer tudo corretamente, com seriedade, para que durante a disputa obtenham maior sucesso. Dizem até que a equipe ou o atleta que treinam mal jogam mal.
É importante que os atletas encarem o treinamento com a mesma dedicação com que encaram uma competição. Pois, do contrário, não terão tempo para salvar-se de um revés. O momento para a correção é durante os treinos e não durante a disputa desportiva. Treine bem para atuar melhor.
O arremesso do peso é, dentre as provas de arremesso, o que apresenta a dinâmica mais simples, pois constitui-se de uma deslocação linear, seguida de uma extensão global do corpo. Esta aparente simplicidade leva muitos aficionados do atletismo a considerar o arremesso de peso como uma prova de técnica fácil e que está ao alcance de qualquer um a obtenção de boas performances. Puro engano. Depois de selecionar o arremessador pelo biótipo, vem a seguir, o aspecto formativo – massa muscular, força e, por último, o desenvolvimento, sempre presente na preparação atlética, do sentido rítmico que constitui-se no fator de maior importância dentro desse complexo técnico.
Na preparação atlética do arremessador ocupa lugar destacado o desenvolvimento da força, não só do