As Escolas Literários do Brasil e de Portugal
O ensino de literatura nas escolas é dividido em escolas literárias, dessa maneira o professor consegue tornar a matéria mais didática. As escolas literárias são mundiais, começam na Europa e influenciam todo o mundo. Vamos contar agora um pouco sobre as principais escolas literárias do Brasil e de Portugal.
Trovadorismo (1189 – 1418) – PORTUGAL
É o primeiro movimento literário da língua portuguesa, por meios quatro diferentes tipos de cantigas: Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
Humanismo (1418-1527) – PORTUGAL
É do Humanismo que nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. Deus para de ser o centro do universo e o homem começa a ser o centro de tudo.
Quinhentismo (1500 – 1601) – BRASIL
Início: A Carta de Caminha
Contexto histórico: Os portugueses e dos primeiros jesuítas ao Brasil.
Característica: Literatura documental, histórica, de caráter informativo.
Essa escola literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. Eram cartas, crônicas, sermões que foram produzidos nesse período.
Classicismo (1527 – 1580) – PORTUGAL
Camões é o grande nome desse período, existe uma valorização da cultura greco-romana e do racionalismo. As verdades universais passam a principal preocupação e os assuntos pessoais são deixados de lado.
Barroco (1601 – 1768) – BRASIL
Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa escola literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastante como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia)
Arcadismo (1768 – 1836) – BRASIL
A principal característica dessa escola é a exaltação da natureza. Resgata elementos da antiguidade clássica e busca sempre a conciliação entre homem e os elementos