PERICIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH-CAMPUS IX
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PERICIA CONTÁBIL BARREIRAS
201PERICIA CONTÁBIL Pesquisa apresentada à Universidade Estadual da Bahia – UNEB - como requisito parcial de avaliação da disciplina Pericia sob orientação do Prof MsC. Daniel Mello do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis (turno Noturno). INTRODUÇÃO
Perícia Contábil pode ser entendida como uma atividade de examinar as coisas e os fatos, avaliando sua autenticidade e opinando sobre as causas, essências e efeitos da matéria examinada. Pode está presente em qualquer área, sempre onde existir a necessidade de comprovação dos fatos.
Sua origem está desde o inicio de civilização onde um indivíduo que por sua experiência ou por maior poderio físico, comandava a sociedade primitiva era, e era considerado juiz, legislador e executor ao mesmo tempo, já que avaliava , por sua opinião , julgava, elaborava e executava as leis.
As primeiros informações de Perícia surgiu no Egito e na Grécia, onde existiam especialistas em diversos campos para proceder à verificação e ao exame de determinadas matérias.Porém a figura do perito,mesmo que associada a figura de arbitro,aparece no Império Romano,onde o mesmo verificava os fatos,examinava as coisas e os lugares e ditava sua sentença. Pericia Contábil
Do latim a palavra pericia (perita) significa conhecimento adquirido através da experiência,talento,habilidade.É uma espécie de prova embasado num parecer consistente de uma pessoa habilitada para formular-lo.
Segundo o pensamento de Antonio de Deus et al:
Entende-se por pericia o trabalho de notória especialização feito com o objetivo de obter prova ou opinião para orientar uma autoridade formal no julgamento de um fato,ou desfazer conflito em interesses de pessoas. Antonio de Deus Farias (2004,pag 12)
Para Ornelas pericia é:
O caminho