Perguntas e Respostas de Auditoria
1. Classificar as despesas como ativos:
1.1. No ativo imobilizado foram capitalizadas (debitadas no ativo) peças de reposição, que deveriam ser registradas como despesas do ano. Portanto, a conta de máquinas e equipamentos estava superavaliada e o grupo de despesas subavaliado.
1.2. No caso exemplificado na página 439 do livro de Auditoria a administração da WorldCom contabilizou bilhões de dólares em despesa de aluguel como ativos fixos com o objetivo de cumprir expectativas de lucros.
2. Falta de registro de despesas:
2.1. Em contratos de empréstimos, que os juros devidos e não pagos, até a data de encerramento do exercício social, não foram devidamente contabilizados. Como conseqüência, a conta de juros a pagar e a conta de despesa de juros estavam subavaliadas.
2.2. Deixar de contabilizar as despesas com depreciação.
3. Reconhecimento incorreta de despesas:
3.1. Na conta de despesa de encargos sociais, os juros sobre empréstimos foram classificados indevidamente nessa conta. Por conseguinte, a conta de despesa de encargos sociais estava superavaliada e a conta de despesas financeiras subavaliada.
3.2. Na conta de receita na prestação de serviços, uma fatura, emitida pela empresa, foi contabilizada incorretamente como dedução da conta de despesas administrativas. Logo, a conta de receita na prestação de serviços e a conta de despesas administrativas estavam subavaliadas.
11-2 (OA 5): QUE CONTROLES IMPORTANTES UMA EMPRESA IMPLANTARÁ EM UMA ACORDO ELETRÔNICO DE PARCERIA COM UM FORNECEDOR-CHAVE PARA GARANTIR QUE TODOS OS BENS RECEBIDOS:
A) SEJAM CONTABILIZADOS DEVIDAMENTE conciliação periódica do estoque fisicamente disponível com o registrado na contabilidade; processos automáticos como uso de escâneres automáticos e de outros dispositivos reduz a frequência de erros de contagem e identificação; manuais de políticas e procedimentos claros de treinamento do pessoal e documentação