Treinamento para auditores
TREINAMENTO PARA
AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE | |
O QUE É UMA AUDITORIA?
A ISO 8402 define a auditoria da qualidade assim:
”Exame sistemático e independente, para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se estas foram efetivamente implementadas e se são adequadas à consecução dos objetivos”.
A ISO 10011 define auditoria como “é uma ferramenta da gestão”.
A auditoria é a parte da checagem do PDCA.
COMO SE DIVIDE UMA AUDITORIA?
Uma auditoria se divide em: Auditoria de Primeira parte, de Segunda parte e de terceira parte.
AUDITORIA DE PRIMEIRA PARTE
A Auditoria de Primeira Parte é aquela realizada pela empresa em seu próprio sistema de qualidade. Ou seja, as próprias auditorias internas fazem parte da Auditoria de Primeira Parte.
AUDITORIA DE SEGUNDA PARTE
A Auditoria de Segunda Parte é aquela realizada por uma organização (cliente) em outra organização (fornecedor). Utiliza-se a auditoria para checar se os fornecedores ou subcontratados operam de acordo com um padrão de qualidade aceitável.
AUDITORIA DE TERCEIRA PARTE OU AVALIAÇÃO
A Auditoria de Terceira Parte é aquela realizada por uma organização independente autorizada para estabelecer confiança e aceitabilidade e eficiência de sistemas de gestão.
A auditoria de certificação é uma auditoria de Terceira Parte sendo que a empresa certificadora (BVQI, BRTUV) são empresas credenciadas para este fim.
Para a Auditoria de Terceira Parte também é utilizado o termo “Avaliação” para diferenciar das auditorias internas da qualidade, já que auditoria é um termo muito genérico.
As Auditorias de Terceira Parte se dividem em dois estágios:
Estágio 1 : Uma análise crítica do manual de gestão e de procedimentos da empresa fornecidos em média 30 dias antes da auditoria de certificação para saber se a empresa tem um sistema de gestão documentado que atende aos requisitos quer seja da Norma ISO