Plantas para tecnologias
1. ROTEIRO PARA ESTUDO DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO
Este estudo será feito de forma compartilhada pelos bolsistas e sob a orientação dos docentes. Cada bolsista terá a missão de realizar uma pesquisa bibliográfica procurando, na medida do possível, atender os itens enumerados abaixo. As informações deverão ser sistematizadas e a recomendação é que seja feita uma apresentação em powerpoint com tempo de apresentação estimado em cerca de 5 minutos. Num dos slides deve constar a bibliografia consultada para realização da apresentação e, se possível, salvar eletronicamente os textos consultados, bem como vídeos demonstrativos. A sugestão do roteiro de estudo é a que se segue:
1.1 Nomenclatura Científica
Pesquisar o nome da família, gênero e espécie.
1.2 Nome(s) Vulgar(es)
Em muitos casos a planta possui nomenclatura vulgar regionalizada ou localizada, ou seja, o nome muda conforme a região / local.
1.3 Biogeografia
Há ocorrência preferencial por algum ecossistema particular do bioma caatinga? Mesmo sendo originária da caatinga, ocorre também em outros biomas? Caso seja exótica, qual a região de origem e/ou ocorrência. Características de clima e solo onde vegeta plenamente. Verificar se há relatos de ocorrência no semiárido de João Câmara / RN.
1.4 Características Botânicas Gerais
Informar se é uma planta arbórea, arbustiva, semiarbustiva, etc. Características de sistema radicular, caule, galhos, folhas, inflorescência, frutos, sementes. Hábito de crescimento: ereto, rasteiro, etc. Características do desenvolvimento ontogenético. 1.5 Reprodução
Reprodução por sementes ou por partes vegetativas (estacas ou cortes na raiz)? 1.6 Uso socioeconômico e Possibilidades de Cultivo
Relato de uso para humanos ou animal (alimentação e medicamento). Composição química e produção de fitomassa. Há relatos de toxidez? Apresentar alguns relatos sobre características de cultivo: espaçamento, preparo de solo, etc.
1.7 Produção de algumas