perguntas texto keynes
1) Por que a teoria keynesiana é importante para o nascimento da macroeconomia?
Objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação. Na década de 1970 o keynesianismo sofreu severas críticas por parte de uma nova doutrina econômica: o monetarismo. Em quase todos os países industrializados o pleno emprego e o nível de vida crescente alcançados nos 25 anos posteriores à II Guerra Mundial foram seguidos pela inflação. Os keynesianos admitiram que seria difícil conciliar o pleno emprego e o controle da inflação, considerando, sobretudo, as negociações dos sindicatos com os empresários por aumentos salariais. Por esta razão, foram tomadas medidas que evitassem o crescimento dos salários e preços, mas a partir da década de 1960 os índices de inflação foram acelerados de forma alarmante.
2) O que Keynes recomendava para o estado?
Que o estado deveria efetuar gastos para recuperar o nível econômico anterior e que isso deveria ser feito por meio de parcerias publico privada para a reversão da crise principalmente em áreas deprimidas.
3) Para Keynes qual era o papel dos empresários na macroeconomia?
4) O que são keynesianos de direita e de esquerda?
Os keynesianos de esquerda apoiavam a ideia de que o governo não deveria fazer investimentos tipicamente privado, sim so investir o necessário ou complementa investimentos para se manter o nível pleno de emprego, já os keynesianos de direita eram contra a intervenção do Estado na economia com intervenções pontuais só rapidamente de curto prazo.
5) Qual a importância da moeda para Keynes?
Quando retém a moeda tem segurança, apesar de não ter rentabilidade, desde que o futuro PE incerto o investimento é “volátil”, sem trajetória regular, no futuro ninguém sabe o que vai acontecer e no futuro os empresários