Perguntas sobre o livro - O que é Psiquiatria Alternativa
SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS
Curso: PSICOLOGIA
Disciplina: PSICOPATOLOGIA
Professora: Marineida Francisco Júlio Paiva
QUESTÕES DO TEXTO: PSIQUIATRIA ALTERNATIVA
1 – O autor faz um breve resumo de como a sociedade atual vê a loucura. - Discorra sobe esta visão.
O autor aborda que na sociedade atual a loucura é vista como uma anormalidade, por acreditarem que a loucura poderia ser uma ameaça ao desenvolvimento dos comportamentos da norma socialmente aceita, o indivíduo que se comportam de uma maneira diferente do que o esperado é levado para hospitais psiquiátricos, ou asilos para que não tenham relação com o meio social. Portanto hoje se busca criar um novo método para o tratamento da loucura chegando à causa do problema, ajudando-os a se libertar do sofrimento.
2 - Como foi vista loucura através da história? – Faça uma linha do tempo.
Através da história podemos ver que a loucura era interpretada conforme a época vivenciada e suas características culturais, como na antiguidade Grega e Romana, no cristianismo e na Idade Média a loucura era vista como uma doença causada por deuses, demônios, espíritos maus, pobreza espiritual e forças sobrenaturais e que os mesmos não correlacionam este tipo de doença como distúrbios do sistema nervoso e mental.
A sociedade feudal viam os loucos como seres desprezados e aceitavam as vontades e desejos dos loucos como uma vontade de Deus chegando ao ponto de os loucos e pobres serem considerados marginais e que a ajuda dos burgueses com esmolas, comidas e vestes salvariam a eles mesmos, então desta forma pode-se entender que muitas vezes a loucura era tratada com um ritual religioso. Com a chegada do ouro (capitalismo) o custo de vida tornou-se muito alto, aumentando o volume dos loucos e dos pobres nas ruas, junto a isso o vandalismo cresceu inconstantemente e os burgueses começaram a temê-los como uma ameaça social, de maneira que, os loucos eram presos