Pergunta sobre o livro psiquiatria alternativa
SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS
Curso: PSICOLOGIA
Disciplina: PSICOPATOLOGIA
Professora: Marineida Francisco Júlio Paiva
QUESTÕES DO TEXTO: PSIQUIATRIA ALTERNATIVA
1 – O autor faz um breve resumo de como a sociedade atual vê a loucura. - Discorra sobe esta visão.
Nossa sociedade teme a loucura, rejeita-a e a imagina como um inferno onde não existe nenhuma razão.
A loucura é aquilo que não é aceito pela sociedade, esses doentes mentais são pessoas quietas, angustiadas e tristes, isoladas entre si.
Os doentes mentais são nossos bodes expiatórios, projetamos sobre eles toda nossa angustia, indecisões e pensamentos ilógicos, o senso-comum, a religião tem suas definições sobre a loucura, porém a psiquiatria é um instrumento da sociedade moderna para lidar com as doenças mentais.
2 - Como foi vista loucura através da história? – Faça uma linha do tempo.
Na antiguidade grega e romana, várias doenças, como tantas outras coisas eram atribuídas a ação de deuses, demônios e forças sobrenaturais. Na verdade, não existia uma parte da medicina que pudesse ser chamada de psiquiatria.
No inicio do renascimento século XIV o louco era considerado como alguém que tinha sua razão própria mesmo que diferente da comum.
A sociedade feudal, durante a Idade Média, era o mundo da ideologia religiosa, tudo era baseado numa ordem de vida, tudo fazia parte do plano de Deus.
Os loucos do século XVIII já são vistos como parasitas, como pobres que se negam ao trabalho. Passam a ser uma ameaça social e um problema moral.
Na época da revolução francesa, ao fim do século XVIII, o louco era visto como alguém querendo exercer uma liberdade absoluta, sendo um rebelde exagerado, um libertino que induz medo.
A psiquiatria nasceu com uma prática asilar e filantrópica, feita sob a responsabilidade de médicos, sendo que diversar instituições, dos mais diversos seguimentos surguiram no fim do século XVIII e inicio do século XIX,