Tecnicas de negociação
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Tecnólogo em Gestão Pública
Técnicas de Negociação
Roteiro de preparação para negociações salariais
AUTORES
Tatiane Mara Seabra Mendes RA 4571858481
Janaina Maria de Souza RA1299909356
Maristela Regina Ferreira RA3812646711
Erenice Venâncio F. Chaves RA1299872948
Tutor EAD: Mª Cristiane Vinholi de Brito
Tutor Presencial: Andrea Linhares
Belo Horizonte, 21 de Abril de 2012.
Diferentes Definições de Negociação
Texto 1 (Etapa 1, Passo 3)
São diversas definições da negociação, sendo que mudam devido a globalização, as exigência que se julga necessária e a cultura das organizações, os interesses e sabendo que não há regras a serem seguidas. Devemos alterar os argumentos a serem seguidos e fazer um roteiro para cada planejamento, sendo assim se houver uma nova negociação com a mesma parte ele não descobrira quais os pontos principais que irei usar. Os conceitos são variáveis, devido o conhecimento, estilo e experiências adquiridas. Podemos dizer que as atitudes tomadas nesta negociação têm que ser avaliada e planejada para que não venhamos ser prejudicados ao invés de cooperar no processo, não deixando transparecer através dos gestos de que o fechamento da negociação é de muito interesse.
Existe negociador Restritivo (Jung), Toma e Controla (Bergamini), Diretivo (Márcio Miranda), Controlador (Junqueira) e Duro (Gottschalk). Temos que visualizar a característica de quem estamos negociando para ver quais argumentos podemos propor.
Na visão dos autores podemos ver que:
Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições (WANDERLEY, 1998: