psicologia
Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:
1 De que modo os fatores biológicos, sociais, contextuais e culturais associados ao desenvolvimento têm sido considerados nas abordagens teóricas que fundamentam a pesquisa atual sobre a adolescência?
2 Quais são as características da adolescência e suas implicações para a prática educativa?
3 Quais tipos de conflitos são vivenciados na adolescência e quais os desafios do educador no trabalho com eles?
A Psicologia e o Jovem
Nas abordagens teóricas que fundamentam a pesquisa atual sobre a adolescência, entende-se que a adolescência constitui uma etapa do desenvolvimento humano, na qual fatores biológicos, sociais, contextuais e culturais associados ao desenvolvimento estão presentes e são igualmente importantes para sua caracterização.
A adolescência refere-se a um período de transição entre a vida infantil e adulta, em que se fazem presentes alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que as de natureza psíquica e social estão relacionadas à forma de organização social que considera que o jovem, apesar de possuir todas as condições cognitivas, afetivas e fisiológicas para participar do mundo adulto, ainda não pode participar ativamente do mercado de trabalho, em função do mesmo exigir preparo técnico, o que estende o período escolar.
Estas questões sociais e históricas vão constituindo uma fase de afastamento do trabalho, e o preparo para a vida adulta aumenta o vínculo de dependência.
Desta forma, os modos específicos de comportar-se, agir e sentir do adolescente devem ser considerados ao se refletir sobre as propostas educativas a serem desenvolvidas pelas instituições, pois, para se pensar alternativas para a educação dos adolescentes, faz-se necessário enxergar a criança concreta, com suas possibilidades, buscando compreendê-la a partir de seu desenvolvimento e das novas formas de inserção social de suas famílias e das instituições educativas. Instruções: