Tcc ginástica
Tema: A GR baseia-se na combinação de movimentos corporais com manipulação de aparelhos manuais (corda, arco, bola, maças e fita), transformando-se em uma atividade de execução de técnicas altamente complexas. Nesta modalidade as ginastas devem executar uma coreografia (série) composta por uma sequencia de elementos corporais, coordenados com o manuseio do aparelho, e com acompanhamento musical. É uma das poucas modalidades que permitem trabalhos coletivos e individuais. Assim, por ser considerada uma prática diferenciada a GR não é tão trabalhada no ambiente escolar, mas como a GR esta inclusa nos PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais, acredita-se que os principais motivos sejam o despreparo e a insegurança por parte dos professores de Educação Física, mas como desenvolve diferentes aspectos da criança torna-se indispensável o uso desta modalidade na área escolar para compreender melhor as possibilidades que favorecem à formação da criança. Além de desenvolver os aspectos motores e cognitivos da criança a GR também proporciona autonomia através da iniciativa da criação de novos movimentos e autoconfiança através de novos desafios conquistados.
Problema: Porque trabalhar a GR no ambiente escolar?
Hipóteses
- A GR promove mais autonomia e autoconfiança ao aluno.
- A GR contribui para vários aspectos motores e cognitivos do aluno.
- A GR não é tão utilizada na escola por insegurança dos professores que á aplicam.
Justificativa: Trabalhando a GR na escola é possível desenvolver aspectos integrais da criança, desde desenvolvimento motor á cognitivo.
A GR também proporciona autonomia aos alunos, além de ser uma modalidade diferenciada que motivará o aluno a alcançar novas metas através de movimentos ainda desconhecidos que serão aprendidos em sala.
A GR, é um conteúdo que pode ser trabalhado com crianças, pois tem aceitação por parte delas e por se tratar de um