Perguntas nutrição
No Rio de Janeiro há o “Restaurante Cidadão”, ele fornece diariamente café da manhã e almoço, de segunda a sexta feira. O público beneficiário do programa são, em sua maioria, trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.
O restaurante objetiva alimentação e nutrição a partir da produção e comercialização de refeições saudáveis, preparadas sob rigoroso controle higiênico. O café da manhã fornece cerca de 500 calorias a R$0,35 e o almoço, aproximadamente, 1400 calorias a R$1,00.
2. Obtenha dados sobre o padrão de alimentação da sua cidade
Para o Rio de Janeiro, os dezessete alimentos que aparecem em primeiro lugar segundo o fornecimento de energia para a segunda faixa de renda são: arroz, açúcar, óleo de cozinha, feijão, pão francês, macarrão, carne bovina sem osso, leite, farinha de trigo, margarina, laranja, anana, farinha de mandioca, bolacha doce, refrigerante, bolacha salgada e batata. Destes, oito estão entre os nove primeiros itens para todas as faixas de renda, com exceção do macarrão, na última faixa, que aparece na décima primeira posição.
(GALEAZZI, M. A.; DOMENE, S. M; SCHIERI, R. Estudo multicêntrico sobre o consumo alimentar. Ministério da Saúde, 1997.)
3. Mostre estatísticas sobre a produção agrícola do seu município ou estado
O Rio de Janeiro não apresenta grandes números de produtividade agrícola, o seu maior desenvolvimento e capitalização são sustentados na área industrial e de turismo. O principal produto agrícola cultivado no estado é a cana-de-açúcar, outros produtos de relevância para a economia incluem a mandioca, o tomate, o arroz, o feijão, o milho, a batata, a laranja e a banana.
Figura 1: Produtividade média da cana de açúcar no estado do Rio de Janeiro
Fonte: