V rios fatores afetam de maneira significativa o ambiente dos neg cios no Brasil
Os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
As mudanças políticas e econômicas e as edições de leis decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil bem como nos valores dos resultados apurados.
Dois bons exemplos:
A recente incorporação das normas contábeis internacionais as normas contábeis brasileiras que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar.
As diversas leis que alteram alíquotas bases de cálculos e formas de apuração de impostos.
A macroeconomia e microeconomia também influenciam o ambiente de negócios.
A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos e estabilizar os preços distribuir renda crescer a economia e solucionar conflitos.
A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço.
Como é fixado o preço e seus fatores de produção divide-se em:
Teoria do consumidor teoria da empresa e teoria da produção.
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
A carga tributaria tem uma relação direta entre o que o governo arrecada/cobra em tributos e a quantidade de riqueza produzida no país (PIB).
Na prática, a cobrança por meio de tributos vem a ser uma “coleta” de dinheiro feita pelo Estado, retirando das pessoas físicas e jurídicas recursos para financiar as ações do governo, seja na prestação de serviços à população, no pagamento de contas, nos