Perguntas Mecânica Respiratória
1. Explique porque os pulmões tendem sempre a colapsar, expulsando, assim, o ar neles contido. Qual a importância do surfactante na fisiologia respiratória?
COMPLACÊNCIA DAS VIAS AÉREAS. As propriedades de retração elástica do pulmão afetam o calibre dos bronquíolos e brônquios através de dois mecanismos:
O primeiro, por promover tração direta das pequenas vias aéreas intrapulmonaresO segundo, por ser um dos dois determinantes da pressão intrapleural, que origina a pressão ao redor dos brônquios extrapulmonares, distendendo-os. A estrutura de suporte de cada segmento da via aérea também influencia a complacência.
A força de retração elástica dos pulmões (Pel) tende a trazê-los para seu volume mínimo, ou seja, os pulmões tendem sempre a se retrair e colabar. Caso os pulmões fossem retirados do tórax, observar-se-ia que restaria em seu interior um volume de ar mínimo. Existem dois fatores responsáveis pelo comportamento elástico do pulmão.
Um deles é representado pelos componentes elásticos do tecido pulmonar (fibras elásticas e colágenas, por exemplo). Acredita- se que o comportamento elástico do pulmão não depende do simples alongamento das fibras elásticas, mas principalmente de seu arranjo geométrico. Todas as estruturas do pulmão (vasos, bronquíolos, alvéolos, etc.) encontram-se interligadas pela trama de tecido conjuntivo pulmonar, de sorte que, quando há insuflação, todos esses componentes se distendem. Esse fenômeno é denominado "interdependência", que contribui para manter todos os alvéolos abertos, posto que caso alguns se fechassem, seus vizinhos puxariam suas paredes e tenderiam a reabri-los.
Além das propriedades elásticas dos tecidos pulmonares, os pulmões ainda apresentam um importante fator que contribui para suas características elásticas: a tensão superficial do líquido que recobre a zona de trocas. Há tensão superficial em uma interface ar-líquido porque as moléculas do líquido são atraídas com maior