fisioterapia na uti
PERGUNTA: Como atua um fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva?
HIPÓTESE: O fisioterapeuta NA UTI é essencial para o programa de reabilitação de pacientes críticos desde a admissão ao desmame.
OBJETIVO GERAL: Esse trabalho tem como objetivo descrever e apontar a importância do fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Mostrar o papel do fisioterapeuta na UTI.
Identificar quais recursos o fisioterapeuta utiliza na UTI.
Comprovar a vantagem de ter um fisioterapeuta na UTI.
A Unidade de Terapia Intensiva foi criada em 1926 no Estados Unidos, com limites tanto no aspecto teórico, prático e tecnológico, desde então ela passa por muitas transformações e avanços. Hoje a Unidade de Terapia Intensiva, tem uma função de extrema importância como tratamento para manter ou recuperar as funções vitais do paciente crítico.
As unidades são dotadas de monitorização contínua dando aos pacientes graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos com o suporte de tratamento intensivo a possibilidade de recuperação. A necessidade de um local para atenção intensiva de pacientes veio na II Guerra Mundial, devido a escassez de equipamentos para manter os cuidados necessários aos soldados vitimados.
Esse conceito de terapia intensiva se propagou de fato após uma epidemia de poliomielite ocorrida na Dinamarca e Estados Unidos, causando aumento da mortalidade, na década de 50. Quando foi criada um centro de tratamento respiratório em Massachusetts General Hospital e em 1958, a primeira UTI multidisciplinar em Baltimore. Aqui no Brasil o Rio de Janeiro foi o estado pioneiro fazendo a primeira UTI em 1967 e Santa Catarina inaugurou a sua no ano seguinte, no Hospital Governador Celso Ramos.
Pacientes na UTI podem apresentar várias complicações motoras, respiratórias, cardíacas,