federalismo
ATPS Atividade Pratica Supervisionada de Gestão Urbana
Mario Alberto Kruguer – RA 431307
Rosania Oliveira de Moraes – RA 432568
Professora Rosimeire Farias
Rio Verde de Mato Grosso – MS
19 de Setembro de 2014 Pratica de Gestão de serviços Públicos
A execução dos serviços passa, necessariamente, pela capacitação de pessoas e sistemas, de acordo com os processos definidos, mapeados e padronizados. Aí reside um dos pontos críticos dos serviços públicos: a falta de conhecimento, disseminação e sistematização dos processos de prestação de serviços, fazendo com que haja uma verdadeira descontinuidade nas rotinas.
A verificação e monitoramento dos serviços devem atender às especificações, nem sempre estabelecidas, pelos mais variados motivos: falta de conhecimentos dos processos, variabilidade do atendimento, baixo nível de compromisso gerencial e operacional, ausência de instrumentos de acompanhamento, conflitos de sistemas de apoio à decisão, entre outros.
Neste sentido, constitui uma tarefa árdua, e extremamente importante, a correta e precisa identificação de processos x produtos, de modo a definir, de modo claro e inequívoco, os resultados a serem acompanhados.
Deste modo vamos trabalhar este assunto de um modo mais dinâmico. Buscamos um serviço publico do nosso município para assim trabalharmos identificarmos as falhas e buscar possíveis soluções.
A área escolhida foi assistência social de Rio Verde de Mato Grosso – MS.
A Assistência Social é uma política pública, direito do cidadão que dela necessitar e um dever do Estado. É uma política social que integra a seguridade social brasileira, de caráter não contributivo. Por meio das ações da Assistência Social é possível garantir o acesso a recursos mínimos e provimento de condições para atender contingências sociais e promover a universalização dos direitos sociais. A Política de Assistência Social tem como fundamento legal a Constituição Federal brasileira