sadc
A presidência moçambicana da Comunidade para o Desenvolvimento de África Austral (SADC), cujo mandato iniciou com a trigésima segunda cimeira da organização, prioriza o seu mandato de um ano aos Corredores de Desenvolvimento.
De acordo com o Presidente da República Armando Emílio Guebuza, “tendo em vista dar continuidade aos trabalhos e reflexões em curso, a Presidência Moçambicana da SADC elege para o período 2012-2013 o lema que dá enfoque aos Corredores de Desenvolvimento como veículos para a Integração Regional”.
O Chefe de Estado moçambicano sublinhou que esta “ escolha deriva também do papel que os corredores assumem na cristalização da dimensão social do desenvolvimento e do processo de integração que prosseguimos e almejamos”.
Os corredores de desenvolvimento foram referência constante das quatro intervenções do Presidente Guebuza, proferidas ao longo da Trigésima Segunda Cimeira de Chefes de Estado e de Governo em Maputo, nos dias 17 e 18 de Agosto corrente. “Esta Cimeira”, segundo Guebuza, “ foi, para todos nós, mais uma importante oportunidade de reafirmação da nossa determinação e comprometimento com essa agenda da SADC”.
Um dos compromissos da presidência moçambicana da SADC anunciada pelo Presidente Guebuza na Cimeira é a de continuar a “a consolidar a imagem da nossa região como símbolo da paz, segurança e estabilidade” e “a promover a interacção e solidariedade entre os nossos povos”.
Segundo o comunicado final da Cimeira, a paz, segurança e estabilidade dominarão o mandato da presidência moçambicana, estando no topo da agenda a resolução dos conflitos na República Democrática do Congo e Madagáscar e a conclusão do processo de reconciliação no Zimbabwe. (vide notícia sobre o assunto nesta edição)