perfilagem
Radioatividade é o decaimento espontâneo (ou desintegração) de um núcleo atômico instável acompanhado pela emissão de radiação. Segundo Newton, as radiações são essencialmente partículas, enquanto que para Fresnel e Young, são ondas eletromagnéticas invisíveis, capazes de serem detectadas por seus efeitos ionizantes.
A radioatividade faz parte de nosso meio ambiente, em função dos elementos químicos presentes na Terra, desde o de menor massa (H) até o mais pesado (Pb e Bi). Qualquer elemento de número atômico maior que o Bi, é instável, portanto, radioativo.
A diferença entre os Raios Gama e os Raios X está na origem. Este se origina de reações orbitais e aquele de reações nucleares. Uma vez criados, tanto os Raios Gama como os Raios X são bastante idênticos em suas propriedades.
Absorção dos Raios Gama pela Matéria
Os raios gama, energia eletromagnética também denominadas de fótons, reagem com a matéria (rochas) de várias maneiras. A mais importante delas, para a perfilagem são:
O fóton incidente ejeta o elétron de sua órbita, cede ao mesmo parte de sua energia cinética e desvia-se (matematicamente previsível) em sua trajetória. Isto é, ele permanece no meio, muito embora com menor energia que a inicial.
Os fótons de menor energia (10 KeV) interagem elasticamente com os elétrons orbitais e cedem toda a sua energia para os mesmos, principalmente se o átomo tiver grande diâmetro. O fóton desaparece do meio, sendo portanto aniquilado ou absorvido, enquanto que o elétron se transforma em um fotoelétron livre. É o Efeito Fotoelétrico.
O terceiro tipo de interação é denominado de Efeito de Produção de Par. Nessa reação, o fóton incidente (energia maior que 1,02MeV), interage diretamente com o núcleo dos átomos e sua energia se converte em um par de elétrons, um positivo (pósitron) e um negativo (négatron). O elétron negativo se torna um elétron livre. O positivo tem urna vida bastante curta ao reagir facilmente com qualquer outro elétron