Perfilagem
A Sismologia e a Sísmica
Grande parte do conhecimento teórico sobre a propagação e características das ondas sísmicas foi descoberta através da sismologia, e por esse motivo ainda hoje a sismologia é empregada nas aulas de sísmica de exploração no estudo das ondas sísmicas. As principais diferenças entre a sísmica de exploração e a sismologia são: 1. A profundidade de investigação e resolução. 2. Conhecimento sobre a posição e características da fonte.
Vamos começar! Aula 1
Ondas P e S
Onda P
O movimento de partícula consiste na compressão e dilatação volumétrica do meio, e é paralelo a direção de propagação da onda (movimento longitudinal). A transmissão da deformação ocorre através do volume. É a onda com maior velocidade e a primeira a chegar.
Onda S
O movimento de partícula é transversal a direção de propagação da onda, e pode ser polarizado tanto na vertical como na horizontal. A velocidade da onda S é menor que a da onda P.
Ondas de Superfície
Ondas de Corpo – P & S
Características das Ondas Sísmicas
- Período - Frequência - Velocidade - Comprimento de Onda
Princípio de Huygens
Quando uma frente de onda atinge uma interface que separa dois meios diferentes, cada ponto da interface vai oscilar gerando novas onda.
Na prática, o que isso significa?
Propagação no meio material
Propagação no meio material
Lei de Snell (para refração e reflexão)
Lei de Snell e a Refração crítica
Refração e Reflexão de Ondas
Quando uma onda sísmica com amplitude A0 incide perpendicularmente em uma interface, parte da energia é transmitida para o outro lado (onda refratada ou transmitida) e parte é refletida de volta para o meio de onde a onda veio.
Refração e Reflexão de Ondas
As setas brancas grandes representam direção de propagação, e setas pretas pequenas representam o deslocamento das partículas (a vibração da onda P).
Coeficientes de Reflexão e Refração