Os gênero literario
O contato permanente com as artes nos permite reconhecer esses padrões e faz com que tenhamos expectativas em relação ao modo como recriam artisticamente o mudo.
Com relação ao conteúdo da narração, ele destaca três focos de atenção: as paixões as ações e os comportamentos humanos. Com relação á forma, considera dramático o texto no qual há somente a atuação das personagens, sem a presença de um narrador; e épico, o texto no qual o poeta narrador fala por meio de uma personagem, como nos poemas de Homero.
O gênero épico
Todos os povos têm as suas narrativas. A forma como as organizam pode variar, os meios pelos quais circulam podem ser diferente, mas o fato é que contar historias parece ser uma atividade própria da naturas humana.
Dos poemas orais ao romance contemporâneo, a literatura registra a trajetória das narrativas e seu estudo nos ajuda a compreender as mudança formais e de conteúdo por que passaram.
Os longos poemas narrativos, em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói e celebrado em estilo solene, grandioso, são chamados de épicos ou epopeias. O termo deriva do deriva do grego èpos que entre os seus significados quer dizer palavra ,verso, discurso.
O gênero líricos
O gênero lírico define-se, portanto, como aquele em que uma voz particular _ o eu líricos (ou eu poematico)_ manifesta a expressão do mundo interior, ou seja, fala de sentimentos, emoções e estados de espirito .
. Formas da lírica
Desde o nascimento da lírica, varias forma as estruturas utilizadas na composição de poema. Algumas se tornaram mais conhecidas, uma vez que permaneceram em uso ao longo dos séculos.
.A ecloga :poema também pastoril que retrata a vida bucólica dos pastores , em um ambiente campestre.
. Recursos poéticas
Quando lemos um texto