Perfil
No início de sua vida, uma adolescente descobre seu esporte preferido. Mas não é um esporte comum. Andar a cavalo, aprender a montá-los, a cuida-los, a conduzi-los não são atividades que estamos acostumados a ver, principalmente em uma cidade grande como São Paulo. Mas a adolescente cheia de personalidade, coragem e curiosidade, que já aprendeu a sempre aproveitar as oportunidades, decidiu dar uma chance.
Morena Chung Saura Valente (mais conhecida como Morena Hee) é uma estudante paulistana de 14 anos que, recentemente, descobriu sua paixão pela hípica. Embora sempre tenha gostado muito de cavalos e de conduzi-los, não fazia ideia de que existisse uma aula na qual, além de aprender a montar e controlar o animal, também teria a oportunidade de viver muitas experiências que a ajudam a crescer.
Cavalos e humanos vêm convivendo e sendo parceiros há muito tempo, desde quando a necessidade era o vinculo e os animais serviam de comida, até hoje, tempo no qual são usados para esportes, trabalho e até mesmo transporte em algumas regiões.
A estudante descobriu isso há mais ou menos dois anos, quando sua mãe lhe ofereceu um ano de aula experimental. Ela, cheia de coragem e dona de um espírito aventureiro, aceitou logo a proposta, mesmo com um pouco de medo no início. Mal ela sabia que essa aula iria se tornar parte de sua rotina por um longo período de tempo, que ainda está longe de acabar. A entrevistada até pensou em trabalhar com isso no futuro, alegando que ser uma instrutora seria “demais”. No entanto, também acredita que é muito mais difícil ter essa profissão hoje em dia, pois requer cursos e até faculdade e, para ela, o esporte é apenas um hobby.
Muitas vantagens foram trazidas do hipismo à sua vida, e as experiências ali vividas a ajudaram muito a crescer como ser humano, o impacto que a atividade causou foi muito grande. A adolescência é uma fase da vida em que uma pessoa começa a descobrir quem é, quem quer ser, quais os limites, os