social
Centro de Educação a Distância
CIÊNCIAS SOCIAIS
Marcio Augusto do Nascimento – RA 417137
Paulo Cassiano da Silva - RA 443739
Adonezedeck da Mota Silva - RA 443737
Cuiabá-MT
2013
CIÊNCIAS SOCIAIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS) APRESENTADA JUNTO AO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA A UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP, PÓLO ESUD.
Orientador (a) Professor (a) Mariciane Mores Nunes
Cuiabá-MT
2013
INTRODUÇÃO
CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE
Partimos do ponto para nossas possíveis reflexões que “Todo o social” se faz em um processo de gradual de construção de modo dinâmico e continuo, tentar compreender as facetas que envolvem a gama de aspectos inerentes a isso não é tarefa simplista.
A fim de auxiliar nas articulações entre sociedade, cultura e indivíduo recorremos á alguns teóricos como o sofista Pitágoras, que há muito nos diz; "o homem é a medida de todas as coisas. Daquelas que são enquanto são e daquelas que não são enquanto não são" Pitágoras. Assim tanto a realidade cultura como social, atrelado a subjetivação de cada individuo, foi “exatamente” a proporcionalidade e modo de como o homem o constituiu.
Diferenciamo-nos dos demais seres por sermos os únicos com a capacidade de pinçar e pensar o que nos torna seres superiores, com capacidade de significação, o que leva - nos criarmos em dialética com aquilo que construímos, a dialética propicia esse Inter jogo de construções, criações e ressignificações, dentro de uma dada sociedade, sob influência ou e sendo a influência cultural.
Mas se somos nós que fazemos a cultura porque ás vezes nos parece tão estranho? O que é essa cultura que nós construímos e por vezes desconhecemos?
Chegamos por intermédio de nossas reflexões que a cultura de uma sociedade é transmitida de gerações em gerações