perfis
Os perfis criminais vêm a ser uma nova técnica de investigação da cena do crime, utilizada para analisar padrões de comportamento, com proposito de identificar as características do ofensor que se presume, para que se defina um crime violento ou uma série de crimes. Esta técnica integra processo de recolha e analise da cena do crime, com objetivo de predizer o comportamento, as características de personalidade e os indicadores sóciodemográficos do ofensor que cometeu esse mesmo crime, assim ajudando na detenção do criminoso.
Os investigadores da policia desenvolvem um relatório de testemunho ocular, dos comportamentos evidentemente exibidos durante o crime. Esta técnica é utilizada por meio de todo um contexto, sendo importante saber em que consiste e como dever ser construído um perfil criminal. Tal técnica ao longo das ultimas três décadas, adquiriram uma enorme popularidade, países como os Estados Unidos da América e Canadá, Reino Unido, Holanda e Alemanha.
Está técnica investigativa desenvolvida pelo FBI que antigamente era de natureza clinica, não fornece a identidade específica desse ofensor desconhecido, mais indica o tipo de pessoa que provavelmente cometeu o crime.
O objetivo comum de um perfil criminal é fornecer informações para auxiliar na investigação criminal de crimes violentos aparentemente sem solução. Existem várias opiniões em relação da aplicação dessa técnica, a maioria dos investigadores partilha a opinião de que, para que a aplicação desta técnica seja adequada, as agressões devem ter alguma forma de atividade sexual ou distúrbio emocional do ofensor como base. Os vários tipos de estudos obtidos na área dos perfis criminais permite que possa ser criado um conjunto de padrões criminais, que ao serem definidos oferecem um mapa orientador para analise da criminalidade.
A elaboração dos perfis criminais é listada em três modelos: Avaliação e Diagnostico (DE),