PERFIL UNIVERSITÁRIO
Brasileiras
Sumário Executivo
Este presente trabalho é fruto de um projeto piloto desenvolvido pela Endeavor 1 que tem por objetivo apresentar as características dos estudantes universitários brasileiros relacionadas ao empreendedorismo. Esta pesquisa faz parte do The Entrepreneurship Education Project que conta com mais 80 universidades em 40 países. No Brasil, 604 estudantes de 12 universidades participaram.
Cursos de empreendedorismo aumentam a auto-eficácia empreendedora
Os cursos de empreendedorismo possuem um papel importante no desenvolvimento da confiança dos estudantes para lidar com questões do dia-a-dia do empreendedor. Os estudantes que cursaram empreendedorismo consideram-se mais preparados do que aqueles que não o fizeram. Em algumas situações, por exemplo, lidar efetivamente com problemas e crises, os estudantes destes cursos (41,4%) possuem uma confiança muito maior do que seus colegas que não tiveram contato com o empreendedorismo (29,6%).
Ensino é teórico
Os cursos de empreendedorismo mais oferecidos no Brasil são os de “introdução ao empreendedorismo” (93,8%) e de criatividade e inovação (50%). Enquanto 71,4% das universidades no mundo convidam palestrantes focados em empreendedorismo, apenas 6,3% das brasileiras tem essa prática.
Querem, porém não se preparam
Os estudantes que já possuem negócio próprio e os que pretendem ter possuem aspirações e intenções empreendedoras semelhantes. Entretanto, estes grupos diferem em relação ao preparo que tem para serem empreendedores. Mais da metade dos estudantes empreendedores e dos que pretendem ser disseram que é totalmente falso que não possuem planos para abrir o próprio negócio, porém, 41% dos empreendedores e 31% dos potenciais empreendedores consideram totalmente falso que não lêem livros sobre como abrir um negócio.
Empreendedorismo para mais estudantes
33% de todos os estudantes são empreendedores ou gostariam de ser e não