Perfil do universitário brasileiro
Com a queda das mensalidades nas faculdades privadas, houve um aumento significativo na quantidade de alunos matriculados, acarretando um aumento na evasão dos cursos principalmente dos que são relacionados às exatas, que chegam a 50% de desistência.Outro fator,foi as campanhas feitas pelo governo, como PROUNI e Fies, que financiam até 100% do curso superior, seguindo de outros menos conhecidos como o pague metade do Itaú.
Para controlar a evasão dos alunos principalmente no setor privado, que gera um considerável prejuízo às faculdades e universidades, optou-sepor adoção a uma nova visão de ensino, que visa formar profissionais e não pesquisadores, como feito antes, quando os alunos se dedicavam somente aos estudos e por consequência acabavam atuando profissionalmente em pesquisas.
A mudança deve-se ao seletivo mercado de trabalho, que exige mais profissionais qualificados, e também pela falta de tempo dos universitários que o divide entre trabalho e estudo.
Com a baixa nas mensalidades das faculdades privadas, e as bolsas de estudos, o ensino superior abrangeu novas classes sociais, anteriormente dominadas pelas classes A e B, se estendendo hoje às classes C, D e ainda um pouco da classe E.
Segundo o coordenador adjunto da comissão de vestibulares da universidade estadual de Campinas (UNICAMP), a inclusão de alunos com faixa etária acima da média que respectivamente representam as classes sociais C, D e E, tende a se manter por pelo menos 10 anos.
A Carreira em Biomedicina
BiomedicinaHabilitação:
Biomédico
Duração do Curso:4 anos
Área:Biológicas
Atributos do Profissional:Liderança e Curiosidade
Salário Médio:R$ 2113,00