Baixo sao francisco
Hidrografia
O baixo são Francisco é a região que se estende de Paulo Afonso à foz, no oceano Atlântico, fazendo a divisa entre os municípios de Piaçabuçú (AL) e Brejo Grande (SE). Segundo Costa (2003), essa região encontra-se localizada entre as coordenadas geográficas de 8º e 11º latitude sul e 36º a 39º longitude oeste, constituindo-se na região mais oriental da bacia.
O Baixo São Francisco ocupa uma área total de 30.337km², equivalente a 5% da área da Bacia do São Francisco, sendo à menor porção das quatro subdivisões da bacia (Junqueira, 2002). Essa região é caracterizada por afluentes intermitentes ou temporários em sua maioria, vazões regularizadas pelos reservatórios de Paulo Afonso, Moxotó e Xingó, além da agricultura de subsistência e atividade agropecuária. Bernardes (1951), utilizando a classificação de Köppen, adaptada ao Brasil, demonstrou que o clima do Baixo São Francisco é o AS’ (quente e úmido, com chuvas de inverno). Algumas características geográficas da bacia do Rio São Francisco, com sua subdivisão, encontram-se na tabela .
Tabela - Médias de altitude, precipitação, temperatura, período chuvoso e extensão, da BSF.
[pic]
17
Fonte: Sato & Godinho (1999), apud Costa (2003).
Turismo
O Rio São Francisco espalha o progresso e desenha a cultura de um povo, manancial de histórias e encantos. Ele não é apenas um rio. Significa para muitos a própria existência. Para outros, é fonte de diversão e inspiração. Cantado e contado em verso e prosa, de Luiz Gonzaga a Euclides da Cunha, o São Francisco moldou o país, deu vida ao sertão e até hoje ajuda a alimentar os habitantes ao redor do seu curso d''água, e a desenvolver uma terra, em muitos trechos, castigada pela seca.
O Velho Chico, seu apelido mais conhecido, é o universo do sertanejo, de lendas e carrancas, de cachoeiras e belezas naturais, de história e poesia. Se o Brasil que está nos mapas tem essa