Entrevista com indios jaraguá
O grupo realizou a entrevista no Parque do Jaraguá, com três pessoas que moram na tribo Tekoa Payau, município de São Paulo. Antes de chegarmos para a entrevista, uma integrante do grupo contatou a Roberta (nossa primeira entrevistada), para perguntar se era possível realizar a entrevista e marcar um dia para irmos lá. A Roberta atendeu, aceitou o dia que marcamos para ir lá e pediu para que levássemos uma ajuda.
A entrevista foi realizada no dia 23/03/2013 e foi realizada no mura de fora da aldeia, não tivemos acesso às casas. Como ajuda nós levamos comida, roupas e brinquedos.
As entrevistadas foram: primeiramente a Roberta, que é mestiça, mãe de três crianças e casada com um rapaz, também mestiço. A Nádia é a segunda entrevistada, ela é a filha do meio de Roberta, e a Valkiria que é a cunhada de Roberta.
Nós pedimos para entrevistar a sogra e o marido de Roberta, mas eles não quiseram porque haviam bebido muito e não estavam bem.
Quando chegamos, avistamos alguns índios bebendo cerveja na frente dos artesanatos, que foi onde a integrante do grupo conversou com a Roberta pela primeira vez, e havia marcado de encontra-la novamente, pedimos para chama-la e ela veio nos atender.
Antes de começar a gravar a entrevista, ela nos deu um livro de presente, um dicionário de guarani e português (Vocabulário Bilíngue – Guarani – Português), e começa a contar um pouco da sua história. Pedimos licença para gravar o que ela estava nos contando.
ENTREVISTA COM A ROBERTA DA TRIBO INDIGENA, CASADA, MÃE DE TRES FILHAS.
Perguntamos conte sua vida, no começo ficou com medo, pois disse que um dia um rapaz apareceu para uma entrevista com a tribo, mas na verdade era um jornalista que publicou varias barbaridades sobre a tribo, mas depois foi se abrindo com a gente e começamos a entrevista.
Entrevista: Ela começa explicando para a gente como foi com o jornalista, que ele precisava de uma matéria para a faculdade sendo que ele era formado e tudo, as pessoas da