A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários
O texto traz a reflexão de alguns elementos essenciais para a construção das competências necessárias e desejáveis para a atuação docente na universidade discorrendo sobre o desafio de exercer a docência.
Foram escolhidos três pontos para contribuir em minha reflexão.
• Refletir sobre a prática docente parece ser um dos pontos de partida, pois compreender o processo de construção de conhecimento pedagógico de forma compartilhada provoca compreender como se constitui esse processo no cotidiano da formação. A possibilidade de colocar o pensamento em palavras possibilita a conscientização da compreensão, ou não, sobre os temas em discussão.
Desse modo, à medida que professores discutem sobre seus fazeres docentes, apontando suas concepções acerca do processo de ensinar e de aprender, deixam evidente a busca de um caminho de investigação, demonstram a direção escolhida e, consequentemente, uma postura reflexiva de seus saberes e fazeres pedagógicos, contribuindo para sua formação.
• A construção mútua de conhecimento ocorre no espaço de articulação entre modos de ensinar e aprender, em que professores e alunos mediam as funções de ensinantes e aprendentes, não tendo, nenhum deles, o monopólio exclusivo de uma delas. Nesse sentido, pode-se falar em aprendizagem compartilhada, seja relativa ao processo construtivo de ser professor do ensino superior, seja em relação ao processo inicial de preparação dos alunos como futuros profissionais em suas diversas áreas de atuação. Acredito não ser possível pensar no processo de aprender a ser professor, formando-se para tal, sem desempenhar a prática de interação, que se mostra pela atividade compartilhada, sendo dirigida conjuntamente por todos em sala de aula. Nessa perspectiva, a ação conjunta e a argumentação de conflitos, possibilitarão a construção de um processo interativo da formação docente e seu