Perfil do novo Administrados
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
1º PERÍODO A
ANÁLISE DO NOVO PERFIL DO ADMINISTRADOR
Governador Valadares – MG
MARÇO/2014
Para administrar bem é preciso se reinventar...
Atualmente, administrar requer do profissional, novas atitudes, novos anseios, novos métodos, propostas e incansavelmente cada vez mais uma renovação permanente. Isto não é apenas uma exigência de mercado, mas uma necessidade das empresas de contar com gestores flexíveis e que se sobressaiam diante de qualquer obstáculo.
Há reais possibilidades de encontrar profissionais tão habilidosos? Que se enquadrem perfeitamente neste perfil – neste novo perfil do administrador? E será que há as mesmas probabilidades de um profissional chegar tão próximo de ser este “administrador perfeito/ideal” da atualidade? O que é preciso para tal feito?
A única resposta para este questionamento é analisar as tendências de mercado para este profissional e como ele vem se preparando e/ou adaptando para isto.
É visível como a competição é acirrada, tanto entre empresas, como entre os profissionais da área, e a constante evolução também é uma característica marcante deste ramo. É justamente por estes e outros motivos que o primeiro passo para manter-se neste mercado é indispensável a busca incessante pelo saber, através da formação continuada, de aperfeiçoamento tanto de conhecimentos específicos quanto por idiomas, como inglês e espanhol, que são línguas básicas para acompanhar o crescimento das empresas que visam mercados internacionais e parceiras, por exemplo com o Mercosul. Enfim, a palavra de ordem aqui é não parar no tempo.
Mas só isto não basta. Conforme a música “Comparsas” - parceria de Ana Carolina e Seu Jorge - que nos auxilia na análise do perfil do administrador moderno, o qual precisa ter uma visão sistêmica, deve ser um profissional flexível, propício as corriqueiras mudanças do mercado e fundamentalmente que busque