Relatorio politica fiscal e desaceleração da economia
1. Elabore um resumo informativo do texto “Política fiscal e a desaceleração da economia brasileira no governo Dilma”. Resumo informativo é aquele que aborda as finalidades, metodologias, resultado e conclusão do documento de maneira que não seja necessário consultar o texto original, do qual foi extraído o resumo.
O governo Dilma foi marcado por uma desaceleração da economia que impactou a demanda agregada negativamente. Essa desaceleração não aconteceu de imediato foi no governo Lula no período de 2010-2012 que continua até os dias atuais. Segundo Jorge e Martins (2013), “ o desempenho errático do crescimento econômico brasileiro na última década a uma política fiscal essencialmente austera, tal como determinado pelo arcabouço que fixa metas de superávit primário”. (JORGE e MARTINS, 2013, pag. 2).
Nesse novo governo da presidenta Dilma a sua política foi semelhante ao governo anterior ancorado em metas de inflação e do superávit primário e nas flutuações sujas da taxa de câmbio. Mudanças importantes também ocorreram na gestão de um novo regime, como uma ampliação no instrumental utilizado pelo governo que não se limitaram somente nos antigos instrumentos de política monetária, fiscal e cambial. É a união das autoridades econômicas, com um destaque para o Ministério da Fazenda e o Banco Central que acabou resultando em uma melhor convergência de objetivos e eficácia nas políticas.( Novaes e outros, 2013).
No ano de 2011, a política fiscal adotada pelo governo foi contracionista que resultou na elevação do superávit primário do setor público de 2,77%. Segundo o Governo Federal, essa contribuição do setor público, ajudou na expansão da demanda agregada que buscava reduzir sua meta da SELIC pela autoridade monetária.
No final desse mesmo ano e no início de 2012, a política fiscal assumiu um papel anticíclico que graça aos resultados do superávit anterior permaneceu com esse mesmo perfil. A desoneração tributária de diversos setores também ocorreram