perda de carga localizada
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ALEXANDRE FERREIRA CARNEIRO
ALEXANDRE PIRES BORGES
JOÃO MARCOS DE SOUSA ANDRADE
LUDMILLA FERNANDES HONORIO
PERDA DE CARGA LOCALIZADA
GOIÂNIA
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ALEXANDRE FERREIRA CARNEIRO
ALEXANDRE PIRES BORGES
JOÃO MARCOS DE SOUSA ANDRADE
LUDMILLA FERNANDES HONORIO
PERDA DE CARGA LOCALIZADA
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás como requisito parcial para composição de nota da disciplina de fenômenos de transporte experimental.
Orientação do Professor Robson Lopes.
GOIÂNIA
2014
Objetivo Esse trabalho possui como objetivo apresentar o conceito de perda de carga localizada, no qual será intendido também o conceito de perda de carga e suas classificações, além de demonstrar a importância e aplicabilidade do conceito de perda de carga nos projetos de engenharia.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos o conceito de perda carga no qual veremos que ela é dividida em perdas distribuídas e perdas localizadas. Entenderemos assim o porque dessa divisão para a engenharia e enfim aprofundaremos o estudo da perda de carga localizada. Será apresentado então o conceito de perda de carga localizada bem como será exemplificado onde, porque e quando ela ocorre além de ser apresentado também a sua expressão geral, definindo o que cada componente da sua equação significa. Por último e não menos importante, será intendido o porque se deve dar importância a esse conceito e como ele é fundamental na hora de se fazer um bom projeto de engenharia onde há aplicação desse assunto.
2 Perda de carga O escoamento interno em tubulações sofre forte influência