Perda de Carga Localizada
FACULDADE DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
Perda de carga localizada
CAMPINAS ABRIL DE 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
Perda de carga Localizada
Relatório sobre perda de carga localizada, parte da avaliação obrigatória da disciplina FA059 – Práticas de Hidráulica Aplicadas à Engenharia, sob-responsabilidade do Prof. Dr. José Euclides Stipp Paterniani.
CAMPINAS
ABRIL DE 2014
Sumário
Sumário 3
1.Introdução 4
2.Revisão Bibliográfica 4
3.Materiais e Métodos 5
4.Resultados e Discussão 6
5.Conclusão 7
6.Referência Bibliográfica: 8
1. Introdução
Em projetos de canalizações, usualmente elas não são constituídas exclusivamente por tubos retilíneos e de mesmo diâmetro, são incluídas peças e conexões que pela forma e disposição elevam a turbulência. Provocam atrito e causam o choque de partículas, dando origem as perdas de cargas. Além disso, apresentam-se nas canalizações outras singularidades, como válvulas, registros, medidores, etc., também responsáveis por perdas dessa natureza.
O objetivo desse experimento é determinar experimentalmente a perda de carga localizada provocada por um registro aberto parcialmente. Obter o coeficiente k do registro na condição de uso e o comprimento equivalente de canalização correspondente à perda de carga provocada pelo mesmo.
2. Revisão Bibliográfica
Segundo Netto(1977), Perdas de carga são classificadas como perdas por resistência ao longo dos condutos, ou perdas localizadas. Perdas localizadas, locais ou acidentais são provocadas pelas peças especiais e demais singularidades de uma instalação. Essas perdas são relativamente importantes no caso de canalizações curtas com peças especiais, nas canalizações longas, o seu valor frequentemente é desprezível,