percussao corporal
PERCUSSÃO CORPORAL
VITÓRIA DA CONQUISTA – 2013
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
POLIANA FERREIRA
PERCUSSÃO CORPORAL
VITÓRIA DA CONQUISTA - 2013
Introdução/Resumo
Nesse trabalho, vamos aprender uma pouco mais sobre percussão corporal, o que é, como podemos desenvolve-la, seus tipos e alguns grupos que fazem dessa prática, tirar sons do corpo é fácil, mais como fazer ritmo com ele nós descobriremos nas próximas páginas.
A Percussão Corporal como recurso musical
A percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como recurso sonoro e musical. Nos últimos 10 anos, mais atenção voltou-se para os tipos de técnica existentes e para os ainda em desenvolvimento.
Em várias culturas, podemos observar a presença da percussão corporal como recurso sonoro e musical. Em cada lugar, ela é desenvolvida dentro de um estilo e, conforme analisamos seu tipo de técnica e nível de complexidade, podemos até identificar diálogos com o respectivo contexto cultural.
A percussão, de modo geral, é uma prática bastante associada a culturas populares e a percussão do corpo acompanha este mesmo trajeto. Em atividades de cultura popular, dança e música trabalham quase sempre juntas, e nesses ambientes podemos encontrar vários tipos de percussão corporal.
Tipos:
BARBATUQUES, além de ser o nome do grupo, se tornou o nome da sua própria técnica, trabalhada e desenvolvida inicialmente por Fernando Barbosa (“Barba”), criador e diretor do grupo. A técnica começou a ser pesquisada a partir da transposição dos sons da bateria para o corpo e se desdobrou em uma pesquisa, de níveis bastante sensíveis, da ampla variedade de timbres corporais, desde os percussivos até os vocais.
HAMBONE (Juba Dance) é um estilo de dança rítmica, inventado por escravos afro-americanos que não podiam usar nenhum tipo de instrumento musical. Pelo fato