A percussão corporal das Origens ao contemporâneo
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
ATIVIDADE DE ACADEMIA II
SHIRLEI ALVES
ROMARIO DA SILVA OLIVEIRA
A Percussão Corporal das origens ao contemporâneo
SOBRAL, 2013
A Percussão Corporal das origens ao contemporâneo
A “percussão corporal” é uma expressão que tem sido usada, não só em referência à prática de percutir partes do corpo, mas também para criar um jeito de olhar as técnicas que percutem o corpo, organizando os sons em uma estrutural musical. De acordo com Consorte (2013), A percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como recurso sonoro e musical. Nos últimos 10 anos, mais atenção voltou-se para os tipos de técnica existentes e para os ainda em desenvolvimento.
Em várias culturas, podemos observar a presença da percussão corporal como recurso sonoro e musical. Em cada lugar, ela é desenvolvida dentro de um estilo e, conforme analisamos seu tipo de técnica e nível de complexidade, podemos até identificar diálogos com o respectivo contexto cultural.
A percussão, de modo geral, é uma prática bastante associada a culturas populares e a percussão do corpo acompanha este mesmo trajeto. Em atividades de cultura popular, dança e músicas trabalham quase sempre juntas, e nesses ambientes podemos encontrar vários tipos de percussão corporal.
Consorte (2013), ao apresentar exemplos de técnicas de percussão corporal que são utilizados somente na área da música, notou quando identificava exemplos, a dança também estava envolvida; tão evolvida que em alguns casos era difícil distinguir o que era dança e o que era música. Acabou, então, listando práticas que utilizam a percussão corporal como recurso sonoro e musical, não necessariamente só na área da música, e isso englobou mais possibilidades.
É importante lembrar que, além de citar algumas técnicas de percussão corporal e estilos de danças percussivas Consorte (2013), se dedica somente