A percussão corporal como recurso musical
A PERCUSSÃO CORPORAL COMO RECURSO MUSICAL
O que é percussão corporal? É uma atividade que consiste em explorar sons do corpo e organizá-los em padrões rítmicos com múltiplas variações, sendo um trabalho que está em constante experimento.
A percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como recurso sonoro e musical. Nos últimos 10 anos, mais atenção voltou-se para os tipos de técnica existentes e para os ainda em desenvolvimento.
Em várias culturas, podemos observar a presença da percussão corporal como recurso sonoro e musical. Em cada lugar, ela é desenvolvida dentro de um estilo e, conforme analisamos seu tipo de técnica e nível de complexidade, podemos até identificar diálogos com o respectivo contexto cultural.
A percussão, de modo geral, é uma prática bastante associada a culturas populares e a percussão do corpo acompanha este mesmo trajeto. Em atividades de cultura popular, dança e música trabalham quase sempre juntas, e nesses ambientes podemos encontrar vários tipos de percussão corporal.
A percussão corporal também tem seu papel pedagógico aonde visa levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, risadas e batidas no tronco e na boca, possibilitando assim uma variedade de sons percussivos que podem servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas (mãos, pés, boca, tronco, etc.) podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes. O mais importante dessa técnica é você aprender a escutar seu próprio corpo e perceber a infinidade de sons que ele é capaz de reproduzir.
BARBATUQUES
No Brasil podemos destacar este grupo, que surgiu em 1995 e trabalha tanto na parte artística com pedagógica do país. Além de ser o nome do grupo, se tornou o nome da sua própria técnica, trabalhada e desenvolvida inicialmente por Fernando Barbosa (“Barba”), criador e