percepção na tomada de decisão
Percepção è o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam, armazenam e recuperam informações. Decisão è o processo pelo qual as informações percebidas são utilizadas para avaliar e escolher entre vários cursos de ação. As pesquisas têm demonstrado que o modo como as organizações tomam decisões exerce um grande impacto no seu desempenho financeiro e na sua capacidade de sobrevivência, e isso é particularmente verdadeiro em ambientes complexos de e dinâmicos. Como observa Ray Smith, o ambiente empresarial requer um tipo diferente de gerente: flexível, rigoroso e extremamente tolerante com a ambigüidade _ alguém que constantemente reveja decisões e reverta trajetórias, mesmo à custa constrangimento pessoal e exposição a riscos.
O processo perceptivo è o processo pelo qual parte das informações existentes no ambiente são processadas pelo individuo para a tomada de decisões. Ele é dividido em três fases: atenção, organização e recordação.
O Processo Perceptivo
Nos seres humanos dispomos de cinco sentidos pelos quais experimentamos no mundo à nossa volta: visão, audição, tato, olfato e paladar. A maioria de nos confia em nossos sentidos, mas às vezes essa fé cega pode nos fazer acreditar que nossas percepções são um reflexo perfeito da realidade. As pessoas reagem àquilo que percebem e suas percepções nem sempre refletem a realidade objetiva. Esse è um problema importante porque à medida que aumenta a diferença entre a realidade percebida e a objetiva aumenta proporcionalmente a possibilidade de incompreensão, frustração e conflito.
A todo o momento, nossos cinco sentidos são bombardeados por todo tipo de informação. Na fase de atenção. Na fase de atenção, a maior parte dessas informações disponíveis é filtrada de forma que algumas entrem no sistema e outras não. As expectativas de quem percebe um objeto, por exemplo, geralmente afetarão a avaliação desse objeto. Uma razão para isso é que a nossa atenção