Percepção e tomada de decisão individual
O QUE É PERCEPÇÃO E PORQUE ELA É IMPORTANTE?
Percepção pode ser definida como um processo, pelo qual, indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensórias a fim de dar sentido ao seu ambiente, entretanto o que alguém percebe pode ser substancialmente diferente da realidade objetiva.
A percepção é importante para o estudo do comportamento organizacional, porque o comportamento das pessoas é baseado em suas percepções do que a realidade é e não na realidade em si.
Fatores que influenciam a percepção:
Um número de fatores opera para moldar e algumas vezes distorcer a percepção, são eles:
• O indivíduo que percebe: quando um indivíduo olha um alvo e tenta interpretar o que ele vê, a interpretação é fortemente influenciada pelas características pessoais do indivíduo que o percebe.
Um exemplo: Você já comprou um carro novo então de repente, percebeu um grande número de carros como o seu nas estradas? É pouco provável que o número desses carros tenha aumentado de repente, sua própria compra influenciou sua percepção tanto que você agora está mais propenso a notá-los.
As características pessoais mais relevantes que afetam a percepção estão as atitudes, as motivações, os interesses, as experiências passadas e as expectativas.
• O Alvo: as características do alvo que está sendo observado podem afetar o que é percebido. Como alvos não são vistos isoladamente, a relação de um alvo com seu pano de fundo influencia a percepção, assim como temos a tendência de agrupar coisas próximas ou parecidas junto.
Um exemplo: o que vemos enquanto lê esta frase são letras pretas numa página branca, nós não vemos sinais de formas engraçadas em preto e branco porque reconhecemos estas formas e organiza as formas pretas contra o fundo branco.
• A Situação: o contexto em que vemos objetos e eventos é importante. Os elementos no ambiente em volta influenciam nossa percepção. O tempo, o lugar, a luz, o calor ou qualquer