PERCEPÇÃO ESPACIAL
Sensação é reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. que resulta na ativação das áreas primárias do cortéx cerebral. Assim é a comunicação dos órgãos dos sentidos que respondem aos estímulos externos e transmitem as respostas ao cérebro em forma de percepção.
Nosso organismo recebe constantemente um número infinito de estímulos (sensações), sendo que interpretamos somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.
Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso entendimento como forma de percepção.
As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.
O que é Percepção:
É um processo cognitivo, uma forma de conhecer o mundo. É o ponto em que a cognição e a realidade encontram-se. E talvez a atividade cognitiva mais básica da qual surgem todas as outras. Sendo assim, o processamento, a organização e a interpretação dos sinais sensoriais que resultam em uma representação interna de estímulo.
Percepção Espacial:
Capacidade de avaliar objetos no espaço e compreender a disposição de nosso entorno e nossa relação com ele. Em outras palavras, é a habilidade de lidar com formas, tamanhos, distância. Volume e movimento, e a partir desse conhecimento poder compreendê-las, antecipando situações que vem ao encontro de nossas necessidades. Esse tipo de percepção envolve sensibilidade para cores, linhas, formas, espaços e as relações que existem entre esses elementos. A percepção espacial está relacionada ao hemisfério direito, principalmente à parte posterior. O processamento espacial é a habilidade fundamental para a elaboração de desenhos técnicos, leitura de um mapa; fazer uma baliza e noções para dropar uma onda entre outras.